SEJA BEM-VINDO (A).

Para acessar o Curriculun Vitae de Mônica Volpini-Campos: http://lattes.cnpq.br/5535211087505678

"Não aceite de imediato tudo que chega aos seus olhos. Observe sempre com muita cautela o que parece ser um problema. Os olhos são auxiliares divinos para que tenhamos consciência do mundo exterior, mas é na mente que analisamos e concluímos aquilo que vemos. Às vezes, além dos olhos, precisamos ver com o coração." .:*(Humberto Pazian)

SISTEMA CARDIOVASCULAR

Sistema Cardiovascular (Circulatório)

Sistema Cardiovascular, funções, funcionamento, circulação sanguínea, coração, vasos sanguíneo, pulmões, transporte de oxigênio e nutrientes



Sistema circulatório: sangue, coração e vasos sanguíneos

O que é 

De forma geral, podemos dizer que o sistema circulatório é composto por sangue, coração e vasos sanguíneos.

Funções

As funções realizadas pela circulação do sangue são indispensáveis para o equilíbrio de nosso corpo e vitais para a manutenção da vida. 

É através do sistema circulatório que ocorre a distribuição de nutrientes e oxigênio para todas as células de nosso corpo, a remoção de toxinas dos tecidos, o transporte de hormônios e a defesa imunológica de nosso organismo. 

Sabendo que a circulação sanguínea remove as toxinas dos tecidos, leva oxigênio e nutrientes para as células, transporta hormônios e realiza a defesa de nosso corpo, fica mais fácil entender o papel do coração e dos vasos sanguíneos. 

O coração funciona como uma bomba, dando pressão ao sangue para que este circule por todo nosso corpo através dos vasos sanguíneos. Quanto mais próximo do coração, mais pressão tem o sangue, contudo; à medida que os vasos sanguíneos vão se ramificando, sua pressão vai diminuindo. 

Após circular por todo o corpo e realizar as trocas necessárias ao equilíbrio do organismo, o sangue retorna ao coração e aos pulmões, onde fará novas trocas (desta vez de gás carbônico por oxigênio) para, então, refazer seu percurso.



Homeostase

Significado, funções, características, exemplos, curiosidades 

O que é (significado):

Homeostase é a condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo. Homeostasis:  palavra de origem grega, cujo significado já define muito bem o que vem a ser:  homeo- = semelhança; -stasis = ação de pôr em, estabilidade.

Características

Apesar de mudanças que possam vir a ocorrer no organismo, internamente ou externamente, a homeostase é a constância do meio interno (líquido intersticial). Conservando-se em temperatura adequada (37º C) ela garante que as trocas necessárias para o corpo ocorram; e, assim, as células do corpo se desenvolvem.

Funções

Os responsáveis pelo controle da homeostase são o sistema nervoso e as glândulas endócrinas. Por exemplo, a insulina (que é um hormônio) age na redução dos níveis de glicose, quando ele está muito alto. Outro exemplo: No caso de aumento de temperatura do corpo, as glândulas sudoríparas são levadas a liberar mais suor; pois recebem o comando dos impulsos nervosos; dessa forma, o corpo é esfriado.

Exemplos

A homeostase ocorre em todo o organismo. Seguem alguns exemplos:

- No sistema circulatório: aqui podemos observá-la desde seu início, ainda nos processos de contração e relaxamento alternados do coração, onde o sangue é enviado a todo o corpo, chegando até aos capilares, onde, por fim, ocorrem as trocas. Nessa etapa, os nutrientes e oxigênio são transferidos ao líquido intersticial, e, por meio deste, são transferidos os resíduos celulares para o sangue.  Então, as células, absorvem esses nutrientes e oxigênio e depositam seus resíduos nesse líquido. 

- Na manutenção do nível de glicose no sangue: é por este equilíbrio que o cérebro e todo o corpo são mantidos. Pois quando a glicose está abaixo do nível, isso pode causar danos, como inconsciência ou até mesmo a morte. Já o contrário – muita glicose no sangue – pode prejudicar os vasos sanguíneos e provocar grande perda de água pela urina.

Curiosidades

Um corpo em homeostase tem uma grande capacidade de se regenerar. Pois um organismo em equilíbrio garante boa saúde. Dois fatores, entre vários outros, que interferem nesse equilíbrio são: comportamento e ambiente. A genética também, porém, pode ser influenciada pelos fatores já citados. 

Levar um estilo de vida que contribua com a saúde, evitando uso de substâncias nocivas ao organismo (ex.: álcool, cigarro, drogas), cultivando bons hábitos alimentares, atividade física e até a sua forma de enxergar a vida, pode contribuir muito para uma ótima saúde e bem-estar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário