SEJA BEM-VINDO (A).

Para acessar o Curriculun Vitae de Mônica Volpini-Campos: http://lattes.cnpq.br/5535211087505678

"Não aceite de imediato tudo que chega aos seus olhos. Observe sempre com muita cautela o que parece ser um problema. Os olhos são auxiliares divinos para que tenhamos consciência do mundo exterior, mas é na mente que analisamos e concluímos aquilo que vemos. Às vezes, além dos olhos, precisamos ver com o coração." .:*(Humberto Pazian)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

quarta-feira, 28 de julho de 2010

SIMULADOS/TESTE RELÂMPAGO

Na ficha "SIMULADOS"clique em "TESTE RELÂMPAGO" e escolha a disciplina desejada.
O UOL Educação disponibiliza as perguntas em formato de simulado online. Boa sorte!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Clique no link para obter a mensagem.

Nunca desanime! http://www.celipoesias.net/suafrase/suafrase1.htm
Não desista... http://www.celipoesias.net/suafrase/suafrase2.htm
Seu Porto Seguro! http://www.celipoesias.net/suafrase/suafrase3.htm
Hoje tudo pode... http://www.celipoesias.net/suafrase/suafrase4.htm
Antes de impor... http://www.celipoesias.net/suafrase/suafrase5.htm
Se alguém lhe ofendeu... http://www.celipoesias.net/suafrase/suafrase16.htm
Nunca deposite... http://www.celipoesias.net/suafrase/suafrase27.htm
Mantenha a calma... http://www.celipoesias.net/suafrase/suafrase28.htm
Traga sempre o amor... http://www.celipoesias.net/suafrase/suafrase29.htm
Controle a sua anciedade... http://www.celipoesias.net/suafrase/suafrase30.htm

Caminhada no parque favorece humor e autoestima, diz estudo

Bastam cinco minutos de atividades ao ar livre para estimular a saúde mental. Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido.

Para saber mais:  http://www.minhavida.com.br/conteudo/11307-Caminhada-no-parque-favorece-humor-e-autoestima-diz-estudo.htm?utm_source=news_mv&utm_medium=10_05_20&utm_campaign=caminh_mente

Problemas intestinais.

Problemas intestinais podem aumentar risco de fratura

O intestino comprometido diminui a absorção de cálcio, vitamina D e nutriente. Um estudo feito pela equipe de cientistas dos hospitais universitários de Genebra e Laussane, na Suíça, demonstrou que jovens com doenças inflamatórias intestinais têm menor massa óssea e pior constituição do esqueleto, em comparação a jovens que não tem esse tipo de problema.

 Para Saber mais: http://www.minhavida.com.br/conteudo/11318-Problemas-intestinais-podem-aumentar-risco-de-fraturas.htm?utm_source=news_mv&utm_medium=10_05_20&utm_campaign=fratura_intestino

DEUS É APAIXONADO POR VOCÊ!!!

DEUS É APAIXONADO POR VOCÊ!!!
Ele te manda flores em toda primavera.
Ele te manda o nascer do sol a toda manhã.
A qualquer momento que você quiser conversar, Ele escuta!
Ele pode morar em qualquer lugar do Universo, mas escolheu o seu coração!
Encare isso: Deus é apaixonado por você!
E lembre-se: Deus não prometeu dias sem dor,
risos sem sofrimento, sol sem chuva, mas...
Ele prometeu força para o dia, conforto para as lágrimas e luz para o caminho!
E ainda prometeu estar com você todos os dias!
Não é MARAVILHOSO. Mas o Senhor te diz que, a tua colheita será com júbilo.
A vitória chegará e você voltará com seus feixes nas mãos e glorificará o nome do Senhor.
Haverá voz de júbilo no seu arraial...
Ainda que o choro dure uma noite a alegria virá ao amanhecer. Deus é fiel para cumprir todas as promessas na sua vida.Creia que todas as bênçãos do SENHOR estão à sua disposição abraços! Deixo-lhe a doce Paz do Senhor Jesus.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Vídeos de Física, Biologia e Química.

Este site http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?token=C38B91C2-E5ED-403C-AEDF-E790E6423854&usr=pub&id_projeto=27&ID_OBJETO=101131&tipo=tx&cp=003366&cb=&n2=Biblioteca%20Virtual&n3=V%EDdeos&n33=Ci%EAncias%20do%20Ensino%20M%E9dio&b=s levará você a uma viagem alucinante na:

FÍSICA:
Tópico 1 - Energia na Vida Humana
Tópico 2 - O Sol e as Fontes de Energia
Tópico 3 - Distribuição da Energia na Terra
Entre outros.

BIOLOGIA:
Adaptações reprodutivas das plantas;
O sol como fonte primária de energia;
Biomassa como fonte de energia;
Reprodução assexuada, sexuada e variabilidade genética;
As funções de nutrição;
A evolução das plantas.

QUÍMICA:
Combustíveis, reações de combustão e ambiente;
Ciclo do carbono e propriedade dos materiais;
Diversidade dos materiais;
Entrre outros.

D I V I R T A - S E ! ! !

segunda-feira, 3 de maio de 2010

DICAS DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS PÚBLICOS

  1. Infelizmente não há como escrever bem sem saber o assunto. Para isso, é preciso estudar o máximo possível o conteúdo do edital, imaginando como aquilo poderia ser cobrado em uma discursiva. Não se limite a acertar as questões objetivas. Treine discorrer sobre o assunto, ainda que mentalmente, para saber transmitir as idéias que você tem retidas no cérebro pelo estudo.
  2. É claro que às vezes nos deparamos com questões que não dominamos totalmente. Nesses momentos, vale o jogo de cintura: procure falar o máximo que souber sobre o tema, ainda que o que escrever não esteja diretamente relacionado com a exata pergunta da questão. Mas cuidado: não fuja do tema, mantenha sua dissertação dentro dos limites dos aspectos relacionados à questão que se cobra. Se nada souber, não deixe em branco, pois o zero você já tem. Escreva alguma coisa, com o melhor português que puder, pois há bancas examinadoras que pontuam a questão pelo quesito do conteúdo e também pelo português (ex: Esaf). De repente você ganha alguns pontinhos, mesmo errando o conteúdo. (Escrito por Luciano Oliveira. Qui, 18 de Março de 2010, 22h)
Para saber mais: http://www.turmadeestudos.com/component/content/article/15-luciano-oliveira/39-dicas-de-redacao

sexta-feira, 30 de abril de 2010

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA


EFEITO ESTUFA

Como se explica esse fenómeno?
O clima tem evoluído aos longo dos tempos, sendo a sua evolução natural, no entanto nos últimos tempos o Homem é o grande responsável uma vez que a população mundial tem vindo a aumentar e consequentemente, registou-se um aumento de 25 % de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

Este aumento deve-se especialmente à combustão de combustíveis fósseis, há desflorestação, ao número crescente de indústrias e ao consumismo desmesurado.

O efeito estufa provoca um desequilíbrio no sistema natural da Terra pelo que é urgente se reduzirem as emissões dos gases prejudiciais e propor alternativas.

PARA SABER MAIS: http://www.rudzerhost.com/ambiente/estufa.htm#3

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Aula prática: Determinação dos grupos sanguíneos do sistema ABO e fator Rh.


Investigação de grupos sanguíneos humanos e Fator Rh.

Alunos dos 3ºs anos do Ensino Médio da Escola Estadual Luiz Salgado Lima - Leopoldina-MG.

Professora Mônica Volpini e Dr. Karla Basile.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dissertação de Mestrado

Alterações morfológicas dos testículos e vesículas seminais da abelha Plebeia lucii (Hymenoptera: Apoidea: Meliponini), durante a maturação sexual. (Volpini-Campos, Mônica. 2008).

RESUMO

A abelha sem ferrão Plebeia lucii foi descrita pelo Prof. Dr. Pe. Jesus Santiago Moure em 2004, a partir de indivíduos de uma colônia coletada em Viçosa, Minas Gerais. Para contribuir com o conhecimento da morfologia e fisiologia do aparelho reprodutor masculino desta espécie os ductos deferentes, vesículas seminais e os testículos foram investigados em abelhas entre zero e 16 dias de vida. O sistema reprodutor em machos dessa espécie é formado por um par de testículos, cada um com quatro folículos, e por um par de ductos deferentes, os quais possuem uma região dilatada e modificada, as vesículas seminais. Assim como os demais meliponíneos, não possuem glândulas acessórias no trato reprodutor masculino. Após quatorze dias de idade os machos podem ser considerados sexualmente maduros, já que as vesículas estão cheias de espermatozóides e os testículos encontram-se degenerados.

ABSTRACT

Morphologic of changes in testes and seminal vesicles of bee Plebeia lucii (Hymenoptera: Apoidea: Meliponini), during sexual maturity (Volpini-Campos, Mônica. 2008).

The stingless bee Plebeia lucii is a specie described by Prof. Dr. Pe. Jesus Santiago Moure in 2004 from workers of a colony collected in Viçosa, Minas Gerais. The ducts deferentes, seminal vesicles and testicles were investigated with the use of light microscopy, in adulthood, from zero and 16 days of emerged, in order to contribute to the comprehension of the morphology and physiology of that bee. The male reproductive system of this specie is formed by a pair of testes, each one with four follicles, and by a pair of vasa deferentia that have an expanded and modified region, the seminal vesicles. Lithely in the other stingless bees, there are no accessory glands in the male reproductive tract. Males 14 days old are sexually mature because seminal vesicles are full with spermatozoa and the testes become almost completely degenerated.

Download da Publicação

sábado, 6 de março de 2010

ORAÇÃO



Dê-me Senhor,
agudeza para entender,
capacidade para reter,
método e faculdade para aprender,
sutileza para interpretar,
graça e abundância para falar.

Dê-me, Senhor,
acerto ao começar,
direção ao progredir
e perfeição ao concluir.

(São Tomás de Aquino)